Raquel F. Veiga
O regresso de João Sousa ao circuito Challenger, depois de ser eliminado na primeira ronda do Australian Open, merece nota positiva. Depois de superar o italiano Franco Agamenone por 2-0 na ronda inaugural do Quimper Challenger, em França, carimbou a passagem aos quartos-de-final da competição durante a tarde de hoje ao vencer Lestienne por 2-1. Esta já é a melhor participação do vimaranense no torneio.
Constant Lestienne, 227.º ATP, estava a jogar em casa quando entrou no court para defrontar João Sousa, adversário que havia derrotado no único confronto prévio. Em Outubro de 2021, o 2-0 que impôs ao português foi suficiente para o privar de alcançar a final do Challenger de Alicante, onde o francês acabou por se sagrar campeão. Mas a história do encontro de hoje foi diferente. Sem cerimónias, o vimaranense vingou-se, venceu e eliminou o oponente.
Com os parciais de 6-3, 2-6 e 6-3, João Sousa precisou de menos de duas horas para vencer o encontro dos oitavos-de-final. A partida não podia ter um início mais auspicioso: Sousa quebrou o serviço de Lestienne no primeiro jogo e aplicou um perfeito 40-0 que estabeleceu o ritmo para o set inaugural. Os papéis inverteram-se no segundo set e Sousa foi quebrado logo de início. O francês venceu três jogos consecutivos e fechou o parcial com relativa facilidade. No entanto, o vimaranense não faltou à chamada no set decisivo e os três jogos que ganhou consecutivamente, quebrando o adversário pelo meio, foram determinantes para fechar o encontro.
Esta é a terceira participação de João Sousa no torneio francês disputado em piso duro. Em 2011 e 2012 foi parado por Roberto Bautista Agut e nunca foi além dos oitavos-de-final. Com a chegada aos 'quartos', o vimaranense já garantiu a melhor participação de sempre na prova. Agora aguarda a decisão do encontro entre o austríaco Dennis Novak (118.º ATP) e o francês Evan Furness (284.º ATP) para conhecer o próximo adversário. O português, que ocupa actualmente a 140.ª posição do ranking mundial, já assegurou um posto mais elevado na tabela. Se vencer o troféu, pode escalar até 20 lugares.