Raquel F. Veiga
Litos Cardoso, base da equipa de basquetebol do Vitória, é um dos 24 atletas pré-convocados para a segunda janela de qualificação para o Campeonato do Mundo de 2023. A selecção das quinas parte para estágio no dia 20 de Fevereiro - o regresso está agendado para o seguinte dia 28 - para depois defrontar a congénere francesa. O primeiro jogo, em França, está marcado para o dia 24 do próximo mês. As formações voltam a encontrar-se no dia 27, mas desta feita já em território luso.
A etapa de qualificação não começou da melhor maneira para os comandados de Mário Gomes. Integrados no Grupo E, os representantes portugueses foram derrotados em casa pelos húngaros e, na segunda ronda, perderam com os locais em Podgorica, capital de Montenegro. No entanto, há ainda muitas contas para fazer num grupo a quatro e que, no fim, apura três selecções para a competição. Para além dos jogos que se avizinham, os lusos têm também de repetir os confrontos com a Hungria e Montenegro. Portugal, no 58.° lugar do ranking mundial, é o país menos cotado do grupo. França é 5.°, Montenegro é 25.° e a Hungria é 43.° da FIBA.
O base de 24 anos, que tem uma média de 11,3 pontos nos 15 jogos em que participou na presente edição da Liga Betclic, é o único vitoriano chamado pelo seleccionador nacional. No entanto, cinco nomes da lista - Cláudio Fonseca (entre 2010 e 2012), João Guerreiro (2013-2017), Miguel Maria Cardoso (2017/18), Pedro Catarino (2015/16) e Ricardo Monteiro (2018-2021) - já passaram pelo plantel do clube vimaranense.
Por enquanto, Litos Cardoso vai continuar às ordens de Miguel Miranda em representação do Vitória SC num período que vai exigir esforço dos homens de Guimarães. Em consequência dos casos positivos de covid-19 detectados na equipa ao longo das últimas semanas, os conquistadores têm já duas jornadas adiadas e têm de cumprir os oito jogos que ainda faltam da fase regular até ao próximo dia 19 de Fevereiro.
Foto: Vitória SC