Raquel F. Veiga
Liga Portugal bwin
Moreirense FC e Vitória SC vão regressar a casa e entrar em campo no fim-de-semana para discutir os três pontos da ronda 19 da Liga Portugal bwin. Na última jornada, ambas as equipas empataram e agora procuram sortes diferentes frente ao CD Santa Clara e GD Estoril Praia.
As hostes cónegas são as primeiras a entrar em campo: às 15h30 de Sábado. No jogo de estreia de Sá Pinto no Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas, os vimaranenses vão tentar dar seguimento à escalada para fora da zona de despromoção da tabela classificativa. As duas equipas estão separadas apenas por um ponto: os caseiros têm 16 e os visitantes têm 17. O jogo desta jornada pode mudar as posições das equipas na tabela classificativa. Desde que assumiu o comando técnico do clube, Ricardo Sá Pinto somou quatro pontos e pretende não ficar em branco na próxima partida.
No regresso a casa depois de dois jogos na condição de visitante, o Vitória vai procurar regressar aos triunfos no próximo Domingo frente ao GD Estoril Praia. Na tabela, apenas um ponto distancia as duas formações, mas os canarinhos têm menos um jogo. Os comandados de Pepa querem dar a volta à narrativa e contornar os últimos quatro jogos sem triunfos. Outro objetivo dos conquistadores deverá passar por manter a baliza inviolada. O Vitória sofreu 20 golos nas últimas 13 jornadas. A única série de jogos sem golos sofridos começou precisamente no confronto frente ao Estoril na primeira volta do campeonato e durou desde a segunda até à quinta jornada. Desde então, o Vitória sofreu golos em todas as partidas.
Liga 3
Neste fim-de-semana, a Pista de Atletismo Gémeos Castro vai receber duas partidas da Liga 3: Pevidém SC e Vitória SC B vão entrar em campo para disputar a ronda 16 do campeonato.
É o Pevidém SC que vai fazer a bola rolar primeiro, às 15h00 do próximo sábado, na receção à AD Fafe. Independentemente do resultado, a equipa vimaranense vai manter-se no último lugar da classificação, mas pode engordar os parcos seis pontos até agora conquistados. O último triunfo dos cavaleiros de São Jorge remonta a outubro, na receção ao FC Felgueiras 1932. André Ribeiro, que assumiu o comando técnico do clube na reta final de 2021, vai procurar a primeira vitória ao leme dos destinos do clube. Ao leme da equipa adversária vai estar um nome bem conhecido do clube vimaranense: João Pedro Coelho, que orientou o Pevidém SC desde a época 2018/2019 até ao último mês de dezembro, vai regressar a uma casa que já foi sua.
O Vitória SC B tem sido dominante na Liga 3: líder no que diz respeito às oportunidades de golo – 85 –, na posse de bola – 57% – e nos remates – 191 –, vai receber a AD Sanjoanense às 12h00 do próximo Domingo. As duas formações têm 22 pontos na conta – empatados também com S. João de Ver e Lusitânia de Lourosa, mas estes dois com menos um jogo – e podem descolar para a zona da tabela que garante a promoção. Depois de dois triunfos consecutivos, os comandados de Moreno cederam na última jornada com uma derrota por 2-1 frente ao CDC Montalegre e não deram seguimento à série de triunfos.
Campeonato de Portugal
O Berço SC vai receber o último classificado da sua série no próximo Domingo, dia 23, no Parque de Jogos do Brito SC. Depois de uma derrota forasteira frente ao Vila Meã, o timoneiro Ricardo Teixeira vai tentar voltar aos bons resultados com um triunfo caseiro no embate com o Macedo de Cavaleiros. Desde que chegou ao comando técnico do clube vimaranense, o treinador perdeu dois jogos e venceu um. A equipa somou 11 pontos nos 12 jogos realizados e está no 8.º posto da tabela. Os lugares de subida já parecem fora de alcance.
Distrital: Pro-Nacional
No Pro-Nacional há jogos adiados, estreias e dérbis. CC Taipas e Os Sandinenses foram as equipas que viram adiados os respetivos jogos da ronda 17. Os javalis já não vão receber a formação do Pica e Os Sandinenses vão viajar até ao reduto do Vieira numa outra data posterior.
CD Ponte e GD Serzedelo entram em campo às 15h00 de Sábado. A equipa da casa tem o melhor registo das duas formações. O Ponte venceu os últimos cinco jogos a contar para o campeonato e pelo meio ainda ultrapassou com sucesso a terceira eliminatória da Taça AF Braga. Por outro lado, depois de cinco jogos sem vencer e uma eliminação da Taça, o Serzedelo vai entrar em campo com um novo treinador: Marco Couto vai ser estreia no banco do clube vimaranense.
A jornada reserva outro dérbi para a tarde de Domingo: CCD O Desportivo de Ronfe, 10.º classificado, vai receber o Brito SC, líder isolado do campeonato. Os anfitriões estão na melhor série da temporada e somaram por vitórias os dois últimos encontros. Ainda assim, será difícil parar os líderes da série. Nas 16 jornadas que já disputou, o Brito SC cedeu apenas na penúltima ronda na casa do GD Joane. Um deslize único num registo quase imaculado.
O União Torcatense, com Miguel Magalhães a estrear-se ao comando técnico da equipa, vai tentar deslocar da cauda da tabela na visita ao CCD Santa Eulália, às 15h00 de Domingo. A formação vimaranense está nos últimos lugares da classificação, com os mesmos nove pontos do último e antepenúltimo, mas com menos um jogo na conta. O último triunfo a contar para o Pro-Nacional aconteceu a meio do mês de outubro.
Distrital: Divisão de Honra
Na Divisão de Honra há dois dérbis adiados. O UD Airão já não vai ao reduto dos Amigos de Urgezes e o Operário de Campelos também não vai viajar até à casa do GD Selho. Com efeito, restam outros dois dérbis. A formação da UD Polvoreira, última classificada da Série C, pode sair da cauda da tabela depois do jogo do próximo Sábado. No entanto, para isso precisa de superar o anfitrião AC Gonça, clube que ocupa o 5.º lugar. O FC Prazins e Corvite, no 8.º lugar, vai receber o Santiago Mascotelos. Se a jornada correr de feição, o 4.º classificado – agora com 23 pontos – pode aproximar-se do CD Celoricense, clube que ocupa o único lugar de promoção com 27 pontos somados.
Distrital: 1.ª Divisão
Há seis jogos a envolver equipas vimaranenses na Série B da 1.ª Divisão da AF Braga ao longo do fim-de-semana. Por enquanto, há um jogo adiado: o embate entre as formações do Unidos Aldão Cano e do Desportivo de Ronfe B não se vai realizar. De resto, há a apontar três dérbis: o Águias Negras recebe o Abação, o GD S. Cristóvão recebe o GD Souto e Gondomar e, por fim, o GD Santo Estevão recebe o GD Longos. O Ases de Santa Eufémia vai deslocar-se ao terreno do CCR Montesinhos. O duelo entre Águias Negras e Abação, ambos com 18 pontos, pode traduzir-se na ascensão de uma das equipas ao segundo lugar da tabela. No entanto, isto só acontecerá se o clube de Santa Eufémia não fizer um bom resultado. Se vencer, mantém-se isolado no segundo posto.
Na Série C, apenas um jogo – de três – com equipas vimaranenses se mantém. O confronto entre as equipas B do Brito SC e do CC Taipas foi adiado, assim como o duelo entre Os Sandinenses B e o GD Peões. O confronto entre o Ponte B – 6.º classificado – e o Maximinense – 3.º classificado – é o único que, por enquanto, se mantém e está agendado para as 15h00 de Domingo.
Foto: Global Images