Raquel F. Veiga
Os destinos das equipas vimaranenses no Campeonato Nacional da III Divisão foram distintos. Se o GCD Águias Negras avançou para a segunda fase da prova e vai disputar o troféu nacional e a subida de divisão ao escalão superior, as formações do Brito SC - 3.º na Série A - e da UD Polvoreira - 5.º na Série B - não resistiram à primeira e vão discutir a Taça Nacional de Promoção, uma competição que tem como único propósito manter as equipas ocupadas durante o resto da época desportiva.
Os resultados da Taça Nacional Feminina de Promoção não produzem efeitos práticos na vida dos clubes e, ao contrário do que indica o nome da prova, não há lugar a promoção nem despromoção. No entanto, é a solução providenciada pela Federação Portuguesa de Futebol para manter em competição as 40 equipas que não alcançaram o apuramento para a segunda fase do Campeonato Nacional da III Divisão.
Depois do sorteio realizado na Cidade do Futebol, as equipas vimaranenses já conhecem as suas sortes. Alocadas na mesma Série A - com ADJ Mouquim, Destreza Aventura, Bragalona FC, FC Polvoreira -, as formações têm pela frente 10 jornadas da fase regular. Na primeira ronda, a UD Polvoreira vai deslocar-se à casa do Bragalona FC, em Merelim. O Brito SC começa a competição em casa e vai ser anfitrião das barcelenses do Destreza Aventura.
As jornadas 2 e 7 ficam reservadas para o dérbi vimaranenses. O primeiro será disputado em Polvoreira no primeiro fim-de-semana de Fevereiro. O Brito SC é anfitrião na segunda volta.
Dez jornadas e quatro eliminatórias: qual é o formato da Taça Nacional Feminina de Promoção?
Para se ser campeão da Taça Nacional Feminina de Promoção é necessário superar duas fases, a primeira com dez jornadas e a segunda com quatro eliminatórias. Isto é o mesmo que dizer que a equipa que vencer o troféu tem obrigatoriamente de passar por 16 jogos e vencer a maioria deles. Na etapa inaugural da prova, os clubes são divididos em sete séries – cinco compostas por seis equipas e outras duas por cinco equipas – e jogam entre si a duas mãos e por pontos. Avançam para a segunda fase os dois melhores classificados de cada grupo e os dois melhores classificados no terceiro posto de todos os grupos.
A segunda fase tem quatro eliminatórias e os 16 clubes apurados jogam-nas de acordo com um emparelhamento pré-definido. As duas primeiras eliminatórias são, precisamente, a eliminar. Na derradeira jornada, quando sobrarem apenas dois emblemas dos iniciais 40, apura-se o campeão. A final - à semelhança da meia-final - é jogada a duas mãos, com cada equipa a assumir, à vez, o papel de visitada e de visitante.
As duas equipas vimaranenses podem chegar à final da Taça Nacional Feminina de Promoção?
Resposta rápida: sim. No entanto, para que isso aconteça e de acordo com o emparelhamento pré-definido pelo regulamento da prova, as duas equipas vimaranenses não podem avançar para a segunda fase na condição de primeira e segunda classificadas da série. Significa isto que, estando inseridas no mesmo grupo – Série A – da etapa inaugural, uma das equipas vimaranenses tem de avançar para o estádio seguinte na primeira posição e a outra tem de ser uma das duas equipas que progride no terceiro posto. Caso as duas equipas vimaranenses ultrapassem com sucesso a primeira fase da Taça Nacional Feminina de Promoção nas duas primeiras posições da Série A, a última etapa em que se podem encontrar é na terceira eliminatória, ou seja, na meia-final da competição.
Se uma destas equipas vimaranenses se sagrar campeã da Taça Nacional Feminina de Promoção, será a segunda do concelho a fazê-lo. Em 2016/2017, a formação d'Os Sandinenses venceu o troféu depois de, no Estádio Municipal de Pombal, ter batido a AD Bobadelense por 4-1. Uma competição com história na cidade de Guimarães.
Conheça o alinhamento da primeira fase da Taça Nacional Feminina de Promoção:
Jornada 1:
Bragalona FCA x UD Polvoreira
Brito SC x Destreza Aventura
29 JAN 2022 | 15h00*
Jornada 2:
UD Polvoreira x Brito SC
05 FEV 2022 | 15h00*
Jornada 3:
Brito SC x ADJ Mouquim
Destreza Aventura x UD Polvoreira
19 FEV 2022 | 15h00*
Jornada 4:
FC Felgueiras 1932 x UD Polvoreira
Bragalona FCA x Brito SC
26 FEV 2022 | 15h00*
Jornada 5:
Brito SC x FC Felgueiras 1932
UD Polvoreira x ADJ Mouquim
05 MAR 2022 | 15h00*
Jornada 6:
UD Polvoreira x Bragalona FCA
Destreza Aventura x Brito SC
13 MAR 2022 | 15h00*
Jornada 7:
Brito SC x UD Polvoreira
20 MAR 2022 | 15h00*
Jornada 8:
UD Polvoreira x Destreza Aventura
ADJ Mouquim x Brito SC
26 MAR 2022 | 15h00*
Jornada 9:
Brito SC x Bragalona FCA
UD Polvoreira x FC Felgueiras 1932
02 ABR 2022 | 15h00*
Jornada 10:
ADJ Mouquim x UD Polvoreira
FC Felgueiras 1932 x Brito SC
09 ABR 2022 | 15h00
Foto: UD Polvoreira