Ponto final no sonho: Portugal foi eliminado do Euro 2022
Desporto
Publicado em 18/01/2022

Raquel F. Veiga

A Islândia cumpriu o que lhe foi pedido e venceu a Hungria por 31-30. Deixou a cargo de Portugal o próprio destino e só o triunfo interessava, por uma diferença mínima de dois golos, frente aos Países Baixos. No entanto, os pupilos de Paulo Pereira não tiveram argumentos para os adversários depois de lhes darem meia hora de avanço e perderam por um golo: 32-31. O vimaranense Rui Silva voltou a estar em destaque e foi o mais evidenciado da turma lusa no torneio.

A formação dos Países Baixos entrou sonolenta na partida e Portugal não se fez de rogado quando viu a oportunidade de se chegar à frente do marcador. Foi a equipa de Rui Silva a primeira a liderar, mas a aventura durou só até aos sete minutos. Nessa altura, os holandeses deram a cambalhota no resultado e só no final da partida, e por poucos instantes, deixaram de ser líderes. Uma meia hora pouco conseguida deixou os portugueses para trás. Ao intervalo a diferença era de quatro golos.

O nível exibicional dos lusos melhorou gradualmente na segunda metade da partida. Recuperar da desvantagem não foi tarefa fácil, mas quinze minutos depois os portugueses estavam no encalço dos adversários com a margem mínima a separá-los. Foi só aos 58’ que a selecção das quinas conseguiu passar para a frente do marcador: 30-31. Manifestamente tarde para alcançar os objetivos, os holandeses empataram segundos depois e consumaram a vitória quando, em Budapeste, soou o apito final.

O vimaranense Rui Silva foi uma das peças mais importantes da engrenagem controlada por Paulo Pereira. No último jogo da fase de grupos voltou a marcar cinco golos e somou, no total das três partidas, 14 à conta pessoal. O central foi, a par de António Areia e Iturriza, colegas de equipa no FC Porto, o melhor marcador da equipa no torneio. Ao número de golos podem adicionar-se ainda as 13 assistências. Contas feitas, esteve diretamente envolvido em 27 golos portugueses. 

Depois de carimbar a melhor prestação de sempre no torneio em 2020, os Heróis do Mar saem do Euro 2022 sem superar a fase de grupos, foram últimos na classificação e não somaram nenhum ponto. Islândia e Países Baixos avançaram para o main round. A competição prolonga-se até ao dia 30 de janeiro.

 

Foto: Federação de Andebol de Portugal

Comentários