Raquel F. Veiga
Antes de dar início à nona participação no quadro principal do Australian Open, dois anos depois da última vez – em 2021 testou positivo para a covid-19 antes de embarcar –, João Sousa falou à imprensa sobre as saudades que tinha da prova: “já tinha saudades de jogar este torneio e estar num quadro principal é sempre muito especial”. Quando a primeira ronda começou para o vimaranense já a madrugada se adiantava em território nacional. Foi às 3h00 que o tenista entrou em court para defrontar Jannik Sinner. Os prognósticos confirmaram-se e o favorito – o italiano – avançou para a próxima fase. Sousa ficou pelo caminho e vai viajar para França.
Uma exibição interessante do tenista português de 32 anos não foi suficiente para evitar a derrota por 3-0 (6-4, 7-5, 6-1) numa partida que durou pouco mais de duas horas. No set inaugural, cada jogador respeitou o jogo de serviço do adversário, mas foi João Sousa que viu o seu serviço ser quebrado primeiro, mas teve ferramentas para responder na mesma moeda. No entanto, viu o italiano fechar o set quando servia para empatar. O segundo set foi o mais demorado e mais disputado, mas manteve-se a superioridade do número 10 mundial: 5-7. No derradeiro set, as diferenças entre os tenistas evidenciaram-se e o jovem de 20 anos esteve quase irrepreensível: precisou de 30 minutos apenas para chegar ao 1-6 e deu-se ao luxo de, no último jogo, ainda desperdiçar dois pontos para fechar o encontro.
O torneio em Melbourne vai prolongar-se até ao próximo dia 30. João Sousa, derrotado na primeira ronda frente a Jannik Sinner, mostrou-se confiante antes de embarcar para França. Para o número um nacional “fica mais uma boa exibição que me dá confiança para encarar os próximos desafios com positividade”. O vimaranense vai regressar agora a dois torneios que já conhece, primeiro na Europa, em França, e depois na Índia. O vimaranense vai regressar ao circuito Challenger em Quimper.
O Open Quimper Bretagne Occidentale tem início marcado para dia 24 e termina no mesmo dia do Grand Slam australiano. Nas duas participações no torneio francês, Sousa foi impedido de continuar pelo mesmo tenista: o espanhol Roberto Bautista Agut. Caiu na primeira ronda em 2011 e avançou até à segunda em 2012. No Tata Open Maharashtra, em Pune, na Índia, João Sousa conta uma participação: em 2012 pereceu frente ao esloveno Aljaz Bedene. O torneio tem início agendado para o dia 31 de Janeiro e termina no domingo seguinte, no dia 6 de Fevereiro.