Vitória atrasa-se com empate em Portimão
Desporto
Publicado em 17/01/2022

Raquel F. Veiga

O primeiro jogo da segunda volta podia mudar a ordem da tabela classificativa da Liga Portugal bwin, mas as formações do Portimonense SC e do Vitória SC quiseram manter tudo igual: empate a uma bola resultou na divisão de pontos em Portimão. O Vitória adiantou-se no marcador, esteve por cima do resultado durante 50 minutos, mas perdeu a ligação ao jogo na segunda parte e convidou Anderson a chutar para o empate a cinco minutos do fim do tempo regulamentar.

Os anfitriões entraram na partida com intenção de a controlar. Arrojados, mas sem levar muito perigo à baliza de Bruno Varela, foram donos da posse de bola. O Vitória foi mais oportunista e aproveitou todos os momentos para perturbar um imperturbável Samuel Portugal, responsável por parar as oportunidades flagrantes de Rochinha e Lameiras à passagem do quarto de hora de jogo.

Nélson da Luz precisou de meia hora para desfazer o nó. O angolano voltou a iluminar o jogo vitoriano apenas uma semana depois de alinhar pela primeira vez na equipa principal: foi lançado por Pepa em Barcelos, marcou e ganhou a titularidade num XI inicial desfalcado e que por certo deu dores de cabeça ao timoneiro. O golo nasceu no corredor direito. João Ferreira não falhou a o alvo e Nélson da Luz, no coração da área, aproveitou o corte de Possignolo disfarçado de assistência.

O intervalo parece ter feito mal aos vimaranenses. A ligação entre a equipa e o jogo perdeu-se e nem os alertas de Pepa na antevisão foram suficientes para despertar os jogadores. Antes de rumar ao extremo sul do país, o técnico avisou que precisavam de estar “ligados o jogo todo”. No entanto, a equipa precisou de sofrer para reentrar no jogo. Quando o contador se encaminhava para mostrar o tempo de compensação, Anderson – que foi lançado por Paulo Sérgio logo depois do intervalo – foi convidado a marcar pelos visitantes. Sozinho à entrada da área, teve espaço suficiente para dominar e concretizar o cruzamento de Relvas.

O ritmo do jogo subiu quando as formações, especialmente a do Vitória, corriam contra o tempo, mas o esforço já não foi suficiente para alterar o rumo dos acontecimentos. Nélson da Luz e Janvier ainda tentaram chegar ao golo e devolver a vantagem à equipa. No entanto, de nada serviu: Samuel Portugal e a trave impediram as três melhores tentativas vitorianas na reta final da partida.

A divisão de pontos deixa quase tudo igual, mas faz soar alarmes por se tratar, para os vitorianos, do quarto jogo sem triunfos e do 13.º jogo a sofrer golos. E as contas não ficam mais fáceis se se olhar para a tabela: o Vitória está a quatro pontos de se isolar no último lugar europeu, o quinto posto agora ocupado do Gil Vicente. No entanto, o Marítimo, nono colocado, está apenas a um de igualar a pontuação dos vimaranenses. É com as noites europeias a fugir e mais clubes a aproximarem-se que o Vitória vai preparar o encontro da ronda 19. Está marcado para o próximo domingo, dia 23, às 15h30. No regresso aos jogos caseiros, a equipa de Pepa vai receber o Estoril.

Foto: Vitória SC

Comentários