Raquel F. Veiga
Eram quatro, mantêm-se duas: são estas as contas da Taça de Portugal para as equipas vimaranenses. Brito SC e Vitória SC, que jogaram na condição de visitadas, avançaram para a terceira eliminatória da competição e viram as conterrâneas do GCD Águias Negras e da UD Polvoreira ficarem pelo caminho. O sorteio da próxima fase da competição aconteceu na Cidade do Futebol na última semana e já é conhecido o alinhamento que vai orientar os 16 encontros da seguinte eliminatória. E não é remota a possibilidade de Guimarães continuar representado na competição quando avançar para os oitavos-de-final na tarde do próximo dia 23 de janeiro.
O passado: a segunda eliminatória
Sortes diferentes bafejaram os destinos das equipas vimaranenses na prova-rainha. Apesar de a imprevisibilidade andar muitas vezes de mãos dadas com o futebol, a União Desportiva Polvoreira não contava fazer um resultado diferente desde o momento em que viu o sorteio. Afinal, as primodivisionárias do Sporting CP não são tarefa fácil nem para as adversárias do mesmo campeonato. Para uma equipa amadora da III Divisão são quase inacessíveis. Apesar de Mariana Cabral ter mandado a jogo as mais jovens e algumas estreantes – afinal, o onze que terminou a partida era composto, na totalidade, por jogadoras da formação do clube lisboeta –, não houve o que fazer. As comandadas de Tiago Oliveira não tiveram as ferramentas defensivas para parar o ímpeto adversário nem tiveram oportunidades para se aproximar do golo. Com o resultado de 14-0, ficou para a história um dia irrepetível no percurso quase quinquagenário do clube vimaranense.
Foi também com uma derrota fora de portas que a formação do GCD Águias Negras se despediu da competição. Esta, no entanto, foi mais surpreendente. Tanto a equipa de Tabuadelo como a do Lusitânia de Lourosa FC militam no mesmo escalão: a III Divisão. Por estarem escaladas em séries diferentes na fase regular do campeonato, em virtude da distância geográfica, as equipas ainda não se tinham cruzado, mas as aveirenses destacaram-se na fase regular com uma passagem em primeiro lugar e com um registo quase imaculado de nove triunfos e um empate.
Os duelos do Brito e do Vitória foram pautados pelo equilíbrio ou não se tratasse de equipas que defrontaram adversários do mesmo escalão. A formação do Brito SC venceu pela margem mínima ao GDR Canaviais: um golo de grande penalidade, convertido por Ângela Vieira, pôs as vimaranenses em vantagem perto do intervalo, resultado que já não sofreu alterações até ao apito final. A vida do Vitória foi dificultada pela UR Cadima. As duas equipas encontraram-se três vezes no espaço temporal de um mês: nos dois primeiros jogos, a contar para o campeonato, foram as de Cantanhede a levar a melhor. Na Taça, a história foi outra: o Vitória adiantou-se no marcador à passagem dos 64 minutos, mas permitiu o empate perto dos 90. Sem desatar o nó no prolongamento, foi na marca dos onze metros que se resolveu o imbróglio: 5-4 para as vitorianas.
O futuro: a terceira eliminatória
O sorteio voltou a ser generoso para as equipas de Guimarães. Dos 32 clubes apurados, onze pertencem à Liga BPI, nove são provenientes da II Divisão e dez são formações do terceiro escalão, sendo que faltam ainda apurar os vencedores de dois jogos. Com efeito, às duas formações vimaranenses calharam em sorte duas equipas do escalão terciário. Os dois duelos estão agendados para as 14h do próximo dia 23 de janeiro.
O Vitória, da II Divisão, vai voltar a jogar em casa: desta vez vai receber a ADC Correlhã. A equipa de Ponte de Lima deu-se bem na III Divisão e passou como segundo classificado à fase seguinte; na Taça de Portugal também tem feito um percurso interessante e apurou-se para a terceira eliminatória ao vencer o Atlético Clube da Malveira por 5-0.
Desta vez, o Brito SC vai ter de se deslocar para discutir o jogo: vai a Matosinhos defrontar o Padroense FC. É o primeiro confronto entre as duas formações do terceiro escalão e parece ser um desafio acessível para as vimaranenses. No campeonato, a formação de Matosinhos perdeu seis dos oito jogos disputados.
Foto: Vitória SC