Estatuto Editorial

Rádio Inquieta, com sede em Guimarães, compromete-se a acompanhar, de modo independente, livre e imparcial, a actualidade da cidade, em especial a desportiva, fazendo uma análise aos desempenhos dos clubes concelhios das várias modalidades, bem como a narração das partidas do Vitória Sport Clube e do Moreirense Futebol Clube. A Rádio Inquieta pretende promover as equipas, os atletas e os protagonistas vimaranenses assim como estimular a sua ligação com a comunidade.

A Rádio Inquieta é um projecto de rádio digital que tem como escopo chegar a um público alargado e variado, especialmente dentro da comunidade vimaranense, mas sente-se na liberdade de se expandir para outros quadrantes geográficos quando assim se justificar. 

Rádio Inquieta procurará dar voz a todos os intervenientes que tenha por convenientes sem que as suas opções editoriais sejam regidas por hierarquias prévias.

Rádio Inquieta trabalhará  com imparcialidade, isenção e de acordo com as mais estritas regras da deontologia jornalística e da ética profissional. Estes valores, a par do respeito pelas opiniões em confronto, deverão sempre ser o apanágio deste projecto. Deste modo, a Rádio Inquieta não perfilhará o sensacionalismo,  a notícia sem comprovação, o desrespeito pela dignidade humana, a violência das palavras e das imagens que muitas vezes nos atormentam nos tempos correntes.

Rádio Inquieta compromete-se a agir sempre com ética e com respeito por todos sem excepção e responde apenas perante os seus ouvintes e leitores, sem ceder a pressões ou poderes externos. A Rádio Inquieta não vai agir em má-fé, não vai priorizar os objectivos comerciais à ética profissional e não vai mercantilizar nem manipular a informação. A Rádio Inquieta firma compromisso, em primeiro lugar, com o seu público, com a verdade, a pluralidade de ideias, a liberdade de expressão, a criatividade, o rigor e a responsabilidade.